ss

O que é

A dermatite seborreica (DS) é uma doença crônica e recorrente. Ela afeta de 1% a 3% dos adultos imunocompetentes e crianças, e apresenta predominância discreta no sexo masculino. Está relacionada ao aumento da produção sebácea, sendo como locais frequentes a face, orelhas, couro cabeludo e tronco superior (locais ricos em glândulas sebáceas). Tensão emocional, agentes microbianos e fúngicos podem agravar ou desencadear a dermatite seborreica.

Sintomas

A DS manifesta-se por lesões crônicas avermelhadas e descamativas, graxentas, com predileção pelo couro cabeludo (popularmente denominada caspa), região retroauricular, têmporas, sulco nasogeniano, sobrancelhas e até a região palpebral (blefarite seborreica). Coceira no couro cabeludo é um dos sintomas mais comuns. A doença evolui com períodos de exacerbação considerável, principalmente nos meses frios e em períodos de estresse. As lesões podem generalizar-se após tratamento inadequado ou exposição solar intensa.

Saiba Mais

A DS pode piorar com a ingestão de álcool, alimentos gordurosos, carboidratos, excesso de roupas, banhos quentes (superaquecimento corporal).

Como saúde e automedicação não combinam, buscar a orientação de um especialista - no caso um dermatologista é sempre o melhor caminho.

Fontes: Editoria Médica. 

Gupta AK, Bluhm R. Itraconazole (Sporanox) for seborrheic dermatitis.

Skin Therapy Lett. 2002;7 Suppl 1:4-8. Baysal V, Yildirim M, Ozcanli C, Ceyhan AM. Itraconazole in the treatment of seborrheic dermatitis: a new treatment modality.

Int J Dermatol. 2004;43(1):63-6. Brownell I, Quan LT, Hsu S. Topical pimecrolimus in the treatment of seborrheic dermatitis.

Dermatol Online J. 2003;9(3):13.