ss

Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho.

As atividades que exigem movimentos repetitivos, força excessiva, posturas estáticas ou inadequadas, digitação por tempo prolongado, entre outras, podem levar a dores musculares.

Esses tipos de atividades sem alternância, pausas para descanso e/ou mudanças de postura podem ser prejudiciais.

É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se algumas medidas simples, baseadas em exercícios de alongamento e de relaxamento muscular, que ajudam também a diminuir o estresse, a fadiga, corrigir a postura e reduzir as chances de lesões osteomusculares.

Alguns exercícios de alongamento:

Esses exercícios devem ser executados durante as pausas, que devem ocorrer a cada 50 minutos trabalhados, lentamente, de forma a não sentir dor, respirando calma e regularmente durante os exercícios. No caso de sentir formigamento, fraqueza, cansaço ou desconforto deve-se procurar o médico para melhor avaliação.

Postura correta para trabalhar na frente do computador:

a) Mantenha os olhos no mesmo nível da parte superior da tela do monitor;
b) Mantenha o monitor a uma distância de aproximadamente 50 cm dos seus olhos; 
c) Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira; 
d) Os cotovelos, próximos ao corpo, devem fazer um ângulo de 90º; os punhos devem permanecer retos e apoiados sobre a mesa de trabalho; 
e) Caso a mesa de trabalho não permita o apoio dos punhos, utilizar cadeira com braços reguláveis, posicionados na mesma altura da mesa de trabalho; 
f) Mantenha os pés apoiados no chão ou em apoio próprio, um ao lado do outro; 
g) O monitor deve ficar perpendicular às janelas, evitando reflexos na tela ou ofuscamento; 
h) Não trabalhe com rotação ou torção do tronco, ficando de frente para o monitor; 
i) Faça pausas de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação contínua.