ss

Tudo que você sempre quis saber sobre a contracepção na forma de perguntas e respostas frequentes. Leia com atenção e utilize as informações com sabedoria para o esclarecimento todas as suas dúvidas.

Qual o método contraceptivo mais indicado? 
Não existe um método mais indicado. Cada mulher deve procurar o método que mais se adeque a ela. O que dá certo para uma, pode não dar certo para outra. O médico ginecologista é a pessoa mais indicada para auxiliar a mulher a decidir qual o método que irá usar. Importante lembrar que, preferencialmente, o método deve ser escolhido pelo casal.

Qual o período fértil da mulher? 
É aquele onde o óvulo está maduro e aguarda o espermatozoide para fecundá-lo. Esse período sofre a interferência do clima, de doenças e do estado emocional, portanto, não deve ser usado isoladamente como método contraceptivo, pois o risco de engravidar é alto.

Usar duas camisinhas é viável? 
Não. Use apenas uma camisinha de cada vez. Quando a mulher estiver usando o preservativo feminino, o homem não precisa usar. O homem nunca deve usar dois preservativos. O atrito entre os dois pode provocar o rompimento.

O que é aborto? 
É a interrupção, provocada ou espontânea, da gravidez. A interrupção provocada pode se dar por meio da administração de medicamentos ou introdução de instrumentos no útero. A espontânea é aquela em que o próprio organismo, por várias razões, elimina o feto.

Se a menina fizer aborto, ela pode morrer? 
Quando o aborto não é realizado por médicos competentes e em ambiente adequado, os riscos para a mulher aumentam muito, podendo provocar a esterilidade e até mesmo a morte. É importante que as mulheres saibam que, todo aborto, como tantas outras intervenções aparentemente simples, trazem riscos para a saúde da mulher.

O que significa “sexo seguro” ou “sexo protegido”? 
Como as expressões levam a entender, praticar sexo de forma segura ou protegida, significa que as pessoas estão adotando o uso adequado do preservativo, impedindo que o sangue, sêmen, ou secreções vaginais de um parceiro entrem em contato com o seu sangue e, desta forma, previne-se a transmissão do HIV.

O portador de uma DST tem mais chance de TRANSMITIR O VÍRUS? 
Sim. As DST’s com corrimentos, feridas e verrugas fragilizam a mucosa que tem função protetora. Isso facilita a entrada do vírus.

Se tomar anticoncepcional exageradamente, há maiores chances de ter câncer de mama e útero? 
Os anticoncepcionais atuais não estão correlacionados com aumento de incidência de câncer de mama ou de útero.

Qual a diferença entre o anticoncepcional e a pílula do dia seguinte? 

A diferença é que a pílula do dia seguinte ou de emergência, não é um método anticoncepcional para ser usado com regularidade, devendo ser usada somente em casos de coito desprotegido, falha da camisinha ou violência sexual. Já os demais contraceptivos, seja oral, injetável, intrauterino ou implante, devem ser usados com regularidade e responsabilidade com a sua eficácia.

O anticoncepcional faz mal? 
É muito importante consultar o seu ginecologista antes de usar um anticoncepcional. Somente ele pode avaliar se você tem alguma contraindicação ou risco com o método adotado, como qualquer outro medicamento, quem toma anticoncepcional pode ter efeitos indesejáveis.

Esqueci de tomar a pílula. E agora? 
Se você ficar mais de um dia sem usar a pílula é prudente também adotar outro método preventivo (camisinha ou diafragma) até a próxima menstruação. Mas não pare de tomar o contraceptivo.

Tomar dois comprimidos em um único dia tem algum problema? 
Isso só deve ser feito se você tiver esquecido de tomar no dia anterior. Neste dia o aumento da dosagem pode lhe trazer alguns efeitos colaterais leves. Caso você tenha tomado por distração, procure manter a sua rotina normalmente, sem alterar a sequência da cartela.

É preciso parar de tomar o anticoncepcional de tempos em tempos para o organismo descansar? 
Não é necessário interromper o uso do anticoncepcional. Além disso, existe o risco de gravidez se não for utilizado outro método de prevenção seguro.

Fumante pode tomar pílula? 
A mulher tabagista e com mais de 35 anos é um fator que contraindica o uso de pílulas combinadas (aquelas que apresentam estrogênio e progestogênio na sua formulação).

A pílula aumenta as mamas? 
As mamas podem sofrer mudanças mesmo depois de atingida a idade adulta. Apesar da possibilidade de um certo aumento do volume mamário com o uso de pílulas anticoncepcionais, este efeito é transitório e não se indica pílulas com este propósito.

Posso beber álcool tomando pílula? 
O uso de bebida alcoólica não interfere com a eficácia do anticoncepcional oral, desde que você tenha utilizado corretamente a pílula (sem esquecimento), não há motivo para preocupação.

Posso engravidar na pausa de sete dias? 
Durante a pausa de sete dias do anticoncepcional não há qualquer possibilidade da mulher engravidar, uma vez que a ovulação foi bloqueada pelo uso da pílula. Atente para o fato de tomar a pílula sempre no mesmo horário e não esquecer de tomar nenhum comprimido, assim sua eficácia estará garantida.

Anticoncepcionais podem aumentar o bumbum? 
Se a garota estiver na puberdade, isso vai acontecer, mas será normal. Mas, em algumas mulheres, esse efeito pode ser resultado do uso de um método contraceptivo hormonal. Isso não quer dizer que a pílula provoque, genericamente, o crescimento do bumbum.

Como é o método do coito interrompido? Ele é eficaz? 
Consiste em tirar o pênis da vagina antes da ejaculação. Não é garantido porque durante o ato sexual, o pênis libera um líquido que contém a quantidade de espermatozoides suficiente para gerar uma gravidez.

Precisa-se tomar a pílula sempre na mesma hora? 
Você precisa se organizar para tomar sempre na mesma hora. Uma ou duas horas de atraso não colocam você em risco. Mas já que é preciso tomar sempre no mesmo horário, faça isso.

Posso demorar para engravidar se tomar pílula por muito tempo? 
É pouco provável que o uso de pílula anticoncepcional interfira em sua fertilidade. O que acontece com as pessoas que têm dificuldade de engravidar após o uso prolongado de pílula anticoncepcional se relaciona a uma dificuldade que já existia antes de iniciar o uso da pílula, mas que não era conhecida, porque a pessoa nunca havia tentado engravidar antes. A pílula é um método anticoncepcional reversível.

As mulheres que tomam pílula engordam? 
As pílulas de baixa dosagem não interferem no peso das mulheres que as utilizam, não aumentam nem reduz. O ganho de peso está relacionado ao tipo de alimentação e de realização regular de exercícios físicos.

Quais os principais riscos do uso de pílula anticoncepcional? 
Em geral, as pílulas de baixa dosagem causam poucos efeitos colaterais e não apresentam aumento significativo de riscos, quando utilizadas de forma correta, e por mulheres saudáveis. A maior preocupação com quem usa pílula anticoncepcional se refere ao risco de trombose. Se você tem mais de 35 anos e é fumante, ou já apresentou algum episódio de trombose ou algum caso na família, você não deve fazer uso de pílulas anticoncepcionais, mesmo em baixas doses. Consulte o seu médico antes de iniciar o tratamento.

Quais os principais sintomas desagradáveis que posso esperar com o uso da pílula anticoncepcional? 
Com o uso de pílula de baixa dosagem, raramente ocorre efeitos indesejáveis. Os mais frequentes se associam a dores de cabeça e intolerância gástrica, e tendem a desaparecer após três meses de uso.

Como escolher dentre os vários tipos de pílula de baixa dosagem? 
Você deve sempre procurar um médico ginecologista para esclarecer suas dúvidas e decidir com ele qual o tipo de progestágeno e a quantidade de estradiol supriria melhor suas necessidades, de acordo com suas características.

Referências bibliográficas: 1. Bouzas I, Pacheco A, Eisenstein E. Orientação dos principais contraceptivos durante a adolescência. Adolescência e Saúde 2004, 1(2):27-33. 2. Wender COM, Lubianca JN, Oderich CL, Freitas F. Anticoncepção. In: Freitas F, Menke CH, Rivoire WA, Passa EP. Rotinas em Ginecologia. Editora Artmed, 6ª edição. 2011. Capítulo 18, páginas: 273-9.