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Ansiedade:

Sentimento que nos adverte quando há algo a ser temido, seja ele real ou imaginário. A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, transpiração, entre outras. 

Alguns autores denominam a nossa era como sendo a Era da Ansiedade. Com tanta turbulência, competitividade, dificuldades de relacionamento, consumismo desenfreado, atrocidades, discrepâncias sociais, globalizações, seria praticamente impossível não ser contaminado por esse acontecimento psíquico. Afinal, para ser ansioso, basta ser indivíduo e ter participação ativa na sociedade.

 

A Ansiedade pode:

1. Ser normal. Exemplo: a preocupação de um estudante frente a uma situação de exame;

2. Ser leve ou grave;

3. Ser prejudicial ou benéfica;

4. Ser episódica ou persistente;

5. Ter uma causa física ou psicológica;

6. Ocorrer sozinha ou junto com outro transtorno, como a depressão;

7. Afetar ou não a percepção e a memória.

 

Principais sintomas:

1. Fadiga;

2. Insônia;

3. Boca seca;

4. Tensão muscular, dores;

5. Sensação de ter um “nó” na garganta;

6. Dificuldades para relaxer;

7. Dificuldades para dormir;

8. Leve tontura ou vertigem;

 

Dicas para um dia a dia mais saudável:

1. Tenha horário para trabalhar, descansar e almoçar;

2. Delegue, não centralize tudo em você;

3. Tire as férias uma vez por ano;

4. Não viva de acordo com a expectativa dos outros;

5. Deixe o celular desligado em férias ou no final de semana;

6. Respeite seus limites pessoais;

7. Tenha um hobby;

8. Não leve trabalho para casa;

9. Curta sua família;

10. Não seja exigente consigo mesmo;

11. Tenha uma alimentação saudável.

 

Alguns alimentos que agem como auxiliares no controle da ansiedade:

1. Alface 
Rica em fosfato, ameniza a irritação. Contém lactucina, elemento calmante;

2. Laranja 
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O ideal é consumir a laranja com o bagaço, que é rico em fibras;

3. Maçã
Consumida com casca, é rica em fibras, além de conter carboidratos, vitaminas A, B, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Tem efeito relaxante e atenua a ansiedade;

4. Mel 
Favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que controla as mudanças de humor;

5. Ovos 
Dois ovos por semana ajudam bastante a combater a apatia, ansiedade e a perda de memória.